A IRU defende que os mega-camiões são uma solução “rápida e viável” para reduzir as emissões do transporte rodoviário de mercadorias.
A IRU lembra que dois mega-camiões podem transportar a carga equivalente de três camiões normais, pelo que a sua utilização é também uma forma de reduzir os consumos de combustível (e, logo, de custos) em cerca de 35% por tkm.
Substituir 30% da frota de camiões que realiza transportes regionais e de longo curso por mega-camiões permitiria cortar as emissões de CO2 em 237 milhões de toneladas/ano, sustenta da federação internacional.
Considerando que o transporte rodoviário de mercadorias deverá triplicar até 2050, a redução de CO2 poderá atingir por essa altura os 700 milhões de toneladas/ano.
A IRU fez as contas e concluiu que nas próximas três décadas seria, assim, possível evitar a emissão de 13,5 mil milhões de toneladas de CO2.
Para favorecer a adopção dos mega-camiões, ou eco-camiões, como os apresenta, a IRU reclama das autoridades europeias a harmonização das regras de pesos e dimensões dos veículos e também das regras para as operações transfronteiriças.