A Adif acaba de lançar os concursos para a instalação de um intercambiador para comboios de mercadorias na estação de Irun, na fronteira com França.
O investimento total ascende a 746,7 mil euros, divididos entre a montagem das vias e a electrificação do conjunto do intercambiador. O prazo para a realização dos trabalhos é de cerca de quatro meses.
A Adif há muito que tenta desenvolver os intercambiadores de eixos para os vagões de mercadorias, a exemplo dos que existem para os comboios de passageiros. A possibilidade de mudar entre as bitolas ibérica e europeia sem paragens nem mudança de material circulante evita os pontos de rotura de carga, poupa tempo e dinheiro.
Caso os testes em Irun resultem positivos, a ideia da gestora da infra-estrutura ferroviária espanhola é instalar intercambiadores ao longo do Corredor Mediterrâneo, assim facilitando o encaminhamento das mercadorias para além-Pirinéus.
Ao mesmo tempo, a Adif adquiriu uma centena de eixos telescópicos para alugá-los a operadores que pretendam utilizá-los nos seus serviços de mercadorias.