A Iryo, operadora privada de Alta Velocidade participada pela Trenitalia, mantém o interesse em entrar em Portugal quando forem construídas as linhas entre Lisboa e a Galiza e entre Lisboa e Madrid.
Em função da evolução das infraestruturas, a Iryo, empresa hispano-italiana “quer operar em toda a Península Ibérica e está pronta quando surgirem as oportunidades”, disse o presidente executivo da operadora, em entrevista à espanhola “EFE”.
O presidente executivo da Iryo disse à “EFE” que a empresa está interessada na oportunidade de desenvolvimento da Alta Velocidade em Portugal, tanto no designado Corredor Atlântico (Lisboa – Porto – Galiza), como na ligação Lisboa – Madrid.
Portugal espera ter concluída a primeira linha de Alta Velocidade, entre Lisboa e o Porto, em 2032, sendo o objectivo fazer a ligação, no mesmo ano, com Vigo, na Galiza.
Espanha tem a segunda maior rede de Alta Velocidade do mundo (atrás da China). A liberalização dos serviços no país vizinho arrancou em Maio de 2021 (com a Ouigo, controlada pela francesa SNCF) a que se juntou a Iryo em Novembro em 2022, passando ambas a concorrer com a Renfe.
A Renfe continua, porém, a ser a única operadora das ligações entre Madrid e o Norte de Espanha (Galiza e Astúrias), cuja liberalização está prevista para uma segunda fase e deverá traduzir-se na entrada das empresas privadas em 2026, segundo o governo espanhol.
Segundo dados oficiais, a liberalização e consequente concorrência entre empresas provocou em Espanha uma diminuição dos preços dos bilhetes dos comboios de Alta Velocidade de cerca de 30%.
No entanto, todas as empresas acumulam prejuízos, que ascendem a 600 milhões de euros, no conjunto.
A propósito, o presidente executivo da Iryo disse à “EFE” que a empresa espera tornar a operação em Espanha rentável “dentro de um período de tempo bastante rápido”, depois de resultados “muito positivos” em 2024.
A Iryo já superou os 14 milhões de passageiros em Espanha, oito milhões dos quais em 2024, “um ano chave para a consolidação”, considerou Simone Gorini.
Em Janeiro de 2023 a Iryo foi um dos operadores seleccionados pela Comissão Europeia para promover o transporte ferroviário de passageiros transfronteiriço, no caso entre Portugal e Espanha.
É um facto: já viajei com a Iryo Madrid/Barcelona 2.5h com paragem única em Saragoça e muito mais barato que a AVE da renfe