Isabel Dutra é a nova presidente do Conselho de Administração da Atlânticoline. Acompanha-a Ricardo Batista, como vogal executivo.
O Conselho do Governo Regional dos Açores formalizou hoje a nomeação de Isabel Dutra para presidente da Atlânticoline.
Isabel Alexandra de Melo Quadros Marques Fernandes Dutra, licenciada em Economia pela Universidade Lusíada de Lisboa, pós-graduada em Gestão e Coordenação da Formação, já era vogal executiva da empresa, na gestão liderada por Francisco Bettencourt.
Já Ricardo Batista (Ricardo Manuel Soares Batista, de seu nome completo), licenciado em Engenharia Informática e Computação pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, regressa à Atlânticoline, onde desempenhou durante um ano funções de assessor da Administração, funções essas que cessou em Abril último para regressar à Portos dos Açores, onde ingressou em 2008.
A recomposição do Conselho de Administração da Atlânticoline decorre da renúncia ao mandato do anterior presidente, entretanto nomeado director regional da Mobilidade. César Cruz mantém-se como administrador não executivo.
A Atlânticoline tem a decorrer um concurso para a compra de dois navios eléctricos, num investimento estimado em 25 milhões de euros. A adjudicação deverá acontecer até Agosto, anunciou recentemente a agora presidente da Administração.
A Atlânticoline opera com cinco embarcações próprias: a lancha Ariel, com capacidade para 12 passageiros, os navios Cruzeiro das Ilhas e Cruzeiro do Canal, com capacidade para 191 passageiros, e os ferries Mestre Jaime Feijó e Gilberto Mariano, capazes de transportar, respetivamente, 333 passageiros/13 viaturas e 296 passageiros/10 viaturas.
A empresa pública, que tem 120 trabalhadores, transporta anualmente mais de meio milhão de passageiros, a maioria dos quais entre o canal Faial/Pico, numa distância de cerca de 5 milhas náuticas.