Arranca em Fevereiro a 11.ª edição da pós-graduação em Shipping and Port Management do ISEG/CEGE, desta feita em parceria com a Escola Náutica Infante D. Henrique (ENIDH).

ISEG

O objectivo é “contribuir para o desenvolvimento do sector do shipping e portuário, para o incremento do comércio externo e para a inserção plena do país e de forma competitiva no seio dos parceiros da União Europeia. Para isso é fundamental que os profissionais do sector disponham de conhecimentos de nível avançado nas áreas da gestão, das quais são directas beneficiárias as empresas do sector e a economia em geral. Complementarmente, pretende-se proporcionar acesso a informação muito qualificada disponível num centro de informação, visando facilitar a reflexão e o apoio, sobretudo, às actividades de gestão”, diz-se na nota de apresentação da iniciativa.

O programa contempla 240 horas de formação (às quintas e sextas-feiras à noite e aos sábados de manhã). O curriculum divide-se por 14 unidades, a saber: Economia do transporte marítimo, Gestão portuária, concessões e regulação, Direito marítimo e portuário, Sistemas  de gestão e ambiente, Administração marítima e portuária, Gestão de terminais portuários, Gestão financeira e de investimentos, Logística marítima, Sistemas de informação de shipping e portos, Ship management, Estratégia e planeamento portuário, Gestão de empresas de transporte marítimo, Marketing portuário e Gestão comercial e operacional do transporte marítimo.

A coordenação científica da pós-graduação é de J. Augusto Felício, sendo a direcção executiva assegurada por Vítor Caldeirinha, J. Leça da Veiga e Fernando Cruz Gonçalves.

O corpo docente é constituído por profissionais e académicos que dispensam apresentações, casos de Amadeu Rocha, Duarte Lynce de Faria, Pedro Ponte, Fernando Grilo, João Soares, Carlos Santos ou Pedro Virtuoso, entre outros, para além dos já referidos Augusto Felício, Vítor Caldeirinha, Leça da Veiga e Fernando Cruz Gonçalves.

Mais informações podem ser obtidas aqui.

Comments are closed.