A partir de 7 de Novembro, Itália terá um serviço de Alta Velocidade para transporte de mercadorias, iniciativa da Mercitalia.

Mercitalia lança serviço de Alta Velocidade para mercadorias

A divisão de mercadorias do operador público ferroviário de Itália (FS) lançará o serviço sobre a rede de Alta Velocidade do país, ligando o Sul (o terminal de Maddaloni-Marcianise, em Caserta) ao Norte (Interporto de Bolonha).

O Mercitalia Fast, assim foi baptizada a nova oferta, será assegurado com recurso a um comboio ETR500, com 12 carruagens transformadas para acondicionarem os “contentores” sobre rodas.

A capacidade de carga será equivalente à de 18 camiões TIR ou à de dois aviões cargueiros B747.

O Mercitalia Fast visa responder às necessidades de transporte “time sensitive”. As mercadorias rolarão a uma velocidade média de 180 km/hora, com a viagem a demorar 3h20.

A Mercitalia sublinha ainda a redução de 80% das emissões de CO2 face à opção rodoviária, com a retirada de cerca de 9 000 camiões/ano das estradas.

Se tudo correr como esperado, o serviço de Alta Velocidade para mercadorias italiano será posteriormente ampliado a cidades como Roma, Turim, Milão, Novara, etc..

Comments are closed.