Itália arrancou com o processo de privatização parcial da Ferrovie dello Stato (FS), a operadora pública ferroviária.
O ministro das Infra-estruturas e dos Transportes italiano, Graziano Delrio, indicou que a privatização não ultrapassará os 40% e, que, desse modo, a empresa continuará pública.
O ministro italiano salientou, ainda assim, que o gestor da infra-estrutura será independente e que haverá acesso equitativo de todos os operadores à rede. Igualmente garantidas serão todas as obrigações de serviço público ferroviário, acrescentou.
O futuro das participações cruzadas da FS na Trenitalia e na Rete Ferroviaria Italiana será analisado nas próximas semanas, tal como a participação dos pequenos accionistas e dos trabalhadores do grupo no processo de privatização. Também a fórmula de venda será conhecida nas próximas semanas, de acordo com Graziano Delrio.
O grupo FS opera 8 000 comboios por dia numa rede de 16 751 quilómetros. Em 2014, facturou 8 400 milhões de euros (12% fora de Itália), efectuou investimentos de 4 300 milhões de euros e obteve um lucro líquido de 303 milhões de euros.