Depois de Portugal, é agora a vez da Itália juntar as gestoras das redes rodoviária e ferroviária numa única entidade.
A fusão fez-se pela integração da Anas, gestora da infra-estrutura rodoviária, na FS Italiane, até aqui dedicada à gestão da rede ferroviária.
A nova entidade passa a ser responsável pela gestão da uma rede de 44 mil quilómetros de extensão e activos de 50 mil milhões de euros.
Juntas, as duas gestoras realizarão este ano um volume de receitas de 11 200 milhões de euros e têm pela frente um plano de investimentos de 108 mil milhões de euros num horizonte de dez anos.
Em Itália como em Portugal, a fusão é justificada com a racionalização dos custos de operação e manutenção das redes, que deverá permitir poupanças da ordem dos 400 milhões de euros nos próximos dez anos.
Além disso, a fusão – prevista no Plano Industrial 2017-2026 dos Ferrocarriles Italianos – deverá favorecer a internacionalização da FS.