Depois da Suécia e da Alemanha, em 2019 será a vez de Itália testar a utilização de camiões-trólei num troço de auto-estrada .

Camiões-trólei vai circular num troço de 6 km de auto-estrada

Os testes aos “camiões-trólei” decorrerão num troço de seis quilómetros da auto-estrada Milão-Brescia, no Norte de Itália, que para o efeito será dotado com catenárias.

O objectivo futuro é conectar cerca de 60 km. A escolha da Lombardia para o projecto prende-se com aquela região ser importante em termos de actividade logística e ser, também, das mais expostas à poluição atmosférica na Europa.

O projecto baseia-se numa colaboração estreita entre a Scania e a companhia italiana A35Brebemi. Os promotores reclamam que a tecnologia reduz as emissões em 80% a 90%. Isso é conseguido através da produção de energia através de painéis fotovoltaicos instalados ao longo da auto-estrada.

As primeiras catenárias serão instaladas em ambos os sentidos e permitirão que camiões híbridos circulem conectados a linhas de energia a 5,5 metros de altura. Fora da rota electrificada, os veículos usarão a bateria e o motor de combustão interna.

A Scania inaugurou, recorde-se, dois quilómetros de estrada electrificada perto de Gävle (Suécia), na auto-estrada E16. O construtor sueco está ainda envolvido na construção de três troços idênticos na Alemanha, em parceria com a Siemens, que desenvolveu a tecnologia eléctrica.

 

Comments are closed.