Os caminhos-de-ferros italianos criaram a TX Logistik Svizzera, uma companhia sediada em Basileia que, em conjunto com a sua divisão de mercadorias, a Mercitalia, oferecerá serviços de tracção aos comboios que ligam Itália ao Norte da Europa através da Suíça.
No arranque, a TX Logistik Svizzera assegura a tracção de 40 comboios semanais, entre a Itália, Alemanha, Holanda e Bélgica, com recurso aos corredores de San Gotthard e Lötschberg. A nova companhia detém 12 locomotivas.
A actividade da TX Logistik Svizzera, sob a marca do Swiss Corridor, permitirá à Mercitalia internalizar os quase 12 milhões de euros anuais que despende em serviços externos de tracção. Os responsáveis pela companhia crêem, além disso, que permitirá um melhor controlo dos padrões de pontualidade, fiabilidade e eficiência operacional do serviço.
A criação da TX Logistik Svizzera faz parte do plano industrial 2017-2026 do grupo FS que visa desenvolver as actividades de transporte de mercadorias e logística após a criação da Mercitalia, em Janeiro do ano passado.