A italiana Ferrovie dello Stato (FS) é a única candidata à privatização da operadora ferroviária grega TrainOse.
A russa RDZ e o grupo local Gek Tema, que chegaram a manifestar interesse na operação, não formalizaram qualquer oferta vinculativa. E do mesmo modo não se confirmou a possibilidade de surgir uma candidatura chinesa, em articulação com o projecto que a Cosco está a desenvolver no porto do Pireu.
Assim, e se não ocorrerem mais incidentes, a companhia ferroviária detida pelo Estado italiano é a vencedora anunciada do processo de privatização da congénere grega. Não foram divulgados pormenores da oferta.
Note-se, a propósito, que o desinteresse da russa RDZ pode ter a ver com o recente acordo assinado com a FS para a colaboração internacional nos domínios do transporte ferroviário de passageiros e de mercadorias.
A TrainOse foi criada em 2005, então como filial da Ose, a gestora da rede ferroviária grega, tendo passado para o controlo directo do Estado em 2008. Em 2013, e no âmbito do acordo de resgate financeiro internacional, a companhia passou para a esfera do Fundo de Desenvolvimento de Activos da República República, encarregue das privatizações.
A venda da TrainOse foi lançada em 2013, interrompida em 2015 e relançada no início do ano corrente.
Rosco sem interessados
Deserto ficou o processo de privatização da Rosco, a empresa pública de manutenção de material ferroviário (a homóloga grega da EMEF).
O Fundo de privatizações grego irá agora decidir o destino da empresa, que no âmbito da privatização da TrainOse terá garantida a continuação da manutenção dos veículos da operadora ferroviária grega.