A italiana Ferrovie dello Stato (FS) recuperou a totalidade do capital da Centostazioni, a sociedade gestora das grandes estações ferroviárias, da qual havia vendido 40% a privados.
A recompra implicou o desembolso de 65,6 milhões de euros mas permitirá uma estrutura de gestão única das estações que a Centrostazioni já geria e das restantes 600 que compõem a rede da FS.
A recuperação do controlo total da companhia coincide com o lançamento do projecto “Smart Station”, com o qual a FS pretende converter os terminais de Alta Velocidade, transporte regional e metropolitano em espaços comerciais, de entretenimento e de lazer.
Este projecto prevê que estações se transformem em nós intermodais, com terminais de autocarros, parques de estacionamento, aluguer de automóveis, postos de “car-sharing”, aluger de bicicletas, estações de recarregamento de veículos eléctricos, bem como novas funções e serviços auxiliares.
O projecto “Smart Station” faz parte do plano estratégico 2017-2026,designado “Moving Forward”, anunciado pelo CEO da FS, Renato Mazzoncini, no fim de Setembro.
» Italiana FS prevê investir 94 mlhões em dez anos