A Iveco Bus ganhou o concurso promovido pela ATAC Roma, que gere os transportes públicos e o estacionamento na capital italiana, para o fornecimento de 411 autocarros eléctricos.
Os autocarros eléctricos e-Way, de 12 e 18 metros, serão equipados com uma bateria única de 69,3 kWh, produzida na nova fábrica de baterias da Iveco, em Turim.
Esta é a maior encomenda de autocarros eléctricos ganha pela Iveco Bus em Itália até à data. As primeiras 110 unidades deverão ser entregues no último trimestre do corrente ano, e as restantes até Abril de 2026.
“Estamos extremamente orgulhosos que a ATAC Roma tenha depositado em nós a sua confiança com esta encomenda impressionante. Os nossos autocarros e-Way beneficiam de soluções de última geração para proporcionar aos condutores e passageiros uma viagem confortável e livre de emissões. Este novo sucesso em Itália confirma que a nossa solução e-Way satisfaz perfeitamente as expectativas de descarbonização do transporte público italiano”, destacou Giorgio Zino, Director de Operações Comerciais da Iveco Bus Europe, citado em comunicado.
Na verdade, a marca italiana tem estado bastante activa no mercado doméstico de autocarros eléctricos, tendo ganho contratos com a Busitalia, Grupo ASutoguidovie, GTT Turim e ATM Milão, nos últimos tempos.
Se a capacidade da bateria de tração é a indicada, parece que a autonomia não será superior a 30 km …