A Iveco foi a marca de autocarros mais vendida em Portugal em 2024, sucedendo à chinesa Zong Tong.
O mercado nacional de autocarros decresceu 13,6% no ano findo, face a 2023, para um total de 850 matrículas, certamente por causa do atenuar dos efeitos do arranque dos novos operadores nas áreas metropolitanas e não só.
A Iveco acabou o ano no primeiro lugar do pódio, com 219 autocarros matriculados, num salto de 88,8% face aos 116 de 2023. No segundo lugar manteve-se a Mercedes-Benz, com 217 matrículas, mais 9,6% que as 198 do exercício anterior. O terceiro posto, a grande distância, ficou para a MAN, com 91 matrículas (menos 7,1% que as 98 de 2023).
A Zhong Tong, que em 2023 entrou directa para a liderança do mercado português, tendo então registado 209 autocarros, ficou-se agora pelas 43 matrículas, numa quebra de 79,4%, que ainda assim lhe garantiram o quinto lugar no ranking.
Falando de quebra de vendas, é de referir também o caso da CaetanoBus, que apenas registou 16 autocarros no ano findo, quando em 2023 matriculou 82.
Na inversa, serão de registar os ganhos da Irizar (+80,6%) com 65 autocarros matriculas, da Temsa (+105,3%) com 39 e da Renault (+400%) com 25.
Em Dezembro matricularam-se apenas 24 autocarros, numa quebra homóloga de 87,1%.