A Iveco e a Nikola desvendaram a maquete do Nikola TRE. Com base no Iveco S-WAY, o TRE foi revelado três meses após o anúncio da parceria entre os dois construtores.
A versão de produção Nikola TRE eléctrico será apresentada no salão de veículos comerciais de Hanôver, em Setembro de 2020, ficando aprazada para 2021 a entrega das primeiras unidades a clientes. Além da versão BEV, o camião terá uma variante FCEV (pilha de combustível) em 2023.
O veículo agora revelado em concept é um tractor Nikola TRE 4×2, destinado a missões de distribuição regional. Com uma autonomia máxima de 400 km, o camião contará com um sistema modular de baterias, com uma capacidade total máxima de 720 kWh (com um tempo médio de carregamento de duas horas), podendo ser adaptado para responder a missões de diferentes clientes. A alimentação eléctrica fornece uma saída contínua de potência de 480 kW, com 1 800 Nm de pico de binário. A velocidade máxima é de 121 km/h (51 km/h com uma inclinação de 6%) e o arranque pode ser feito em inclinações de até 17%.
O Nikola TRE também estará disponível em versões rígidas de dois e três eixos, com um peso bruto entre as 18 e as 26 toneladas, para distribuição urbana e serviços municipais.
A integração do design da Nikola no Iveco S-WAY foi alcançada em conjunto pela Nikola e pela Italdesign, na sede desta última em Moncalieri (Turim). Essa integração surge no âmbito da parceria estabelecida pelas duas companhias em 2018 e na sequência da produção da primeira maquete do TRE, desvendada em Abril passado, em Scottsdale, Arizona, no âmbito do “Nikola World Event”.
“O Iveco S-WAY é um produto de destaque, que incorpora o conceito de centralização no cliente da Iveco e que já alcançou um enorme impulso nos mercados e o inerente sucesso. É a espinha dorsal do Nikola TRE e marca o início de uma nova jornada rumo aos camiões de emissões zero, fornecendo a plataforma para a introdução de recursos disruptivos que irão mudar a indústria dos transportes”, refere, citado em comunicado, o presidente comercial e veículos especializados da CNH Industrial, Gerrit Marx.