Depois de financiar a primeira fase, o Japão está disponível para continuar a apoiar o projecto de modernização do porto de Namibe, afirmou ontem o embaixador daquele país em Angola.
Kuniaki Ito, que realizou uma visita de dois dias à província angolana, adiantou, citado pela “Angop”, pretender indagar junto da administração do porto da cidade quais os custos associados à segunda fase do projecto de modernização.
A primeira fase de recuperação e de modernização do porto do Namibe, financiada pelo governo japonês, custou 24 milhões de dólares e consistiu no prolongamento do cais, de 240 para 875 metros.
Com base nesse projecto, o porto ganhou um parque com 25 mil metros quadrados, e procedeu à modernização das vias de acesso do recinto portuário e do sistema de abastecimento de água aos navios, entre outras obras.
A segunda fase da modernização consistirá no aumento dos fundos, para permitir a atracação de navios de maior calado e, desse forma, permitir ao porto de Namibe afirmar-se como a maior infra-estrutura portuária da região sul de Angola.