Um novo modelo de comboio-bala do Japão foi hoje apresentado publicamente, durante um teste em que atingiu 382 km/hora.
O ALFA-X começou os testes no ano passado para entrar em funcionamento regular até 2030, tendo a empresa responsável organizado um teste, que decorreu pelas 00:00 (15:00 de terça-feira em Lisboa), para os jornalistas locais.
A velocidade máxima actual dos comboios-bala do Japão, chamados ‘Shinkansen’, é de 320 km/hora, com o modelo E5, que entrou em serviço em Março de 2011 e está a operar no Japão e em França.
No entanto, o modelo ALFA-X pode atingir a velocidade recorde de 400 km/h em linhas ferroviárias tradicionais.
A empresa responsável, a JR East, uma das empresas ferroviárias do Japão, está a planear utilizar o ALFA-X para cobrir a rota entre Tóquio e o Norte do país.
De acordo com a agência de notícias local “Jiji Press”, quando o ALFA-X atingiu 320 km/h, o ruído dentro das carruagens e a vibração foram mínimas, aumentaram ligeiramente aos 360 km/h, até que num determinado ponto o comboio atingiu a velocidade máxima de 382 km/h.
“Após um ano e meio de testes, o ALFA-X pode agora avançar com um certo nível de estabilidade”, disse um dos gestores de projecto da JR East Koji Asano, citado pela “Jiji Press”.
O ALFA-X não é o comboio mais rápido, mas é o mais rápido nas linhas ferroviárias tradicionais.
O Japão está a desenvolver outro projecto, um comboio de levitação magnética (maglev) para entrar em operação até 2027 e que poderá viajar a cerca de 500 km/h.