Os estaleiros japoneses ultrapassaram os concorrentes sul-coreanos em volume de encomendas pela primeira vez em 17 anos, num ranking liderado pela China.
Os dados da Clarkson Research indicam que, em Dezembro de 2016, o Japão tinha uma carteira de encomendas de 20,64 milhões de toneladas de arqueação bruta (CGT), contra 19,91 milhões da Coreia do Sul. A China registava cerca de 30 milhões de CGT.
No final de 2015, a carteira de encomendas dos estaleiros sul-coreanos ascendia a 31,08 milhões de CGT, contra 25,55 milhões de CGT dos concorrentes japoneses.
“Esta surpreendente reviravolta mostra quão difícil a situação se tornou para os estaleiros sul-coreanos ao longo dos últimos anos”, refere, citada pelo “The Korea Times”, fonte de um dos três maiores estaleiros do país.
A Coreia do Sul liderou o mercado mundial de estaleiros navais ao longo das duas últimas décadas, mas a indústria foi afectada nos últimos dois anos pela prolongada crise dos sectores do transporte marítimo e das plataformas offshore.
Desde que a indústria começou a decair, os três maiores estaleiros da Coreia do Sul – Dewoo Shipbuilding & Marine Engineering, Hyundai Heavy Industries e Samsung Heavy Industries – registaram perdas assinaláveis e foram forçados a dispensar mais de 20 mil trabalhadores.