A JD Logistics, da gigante chinesa de e-commerce JD.com, prepara o lançamento da sua companhia aérea e prevê ter, pelo menos, 100 aviões em 2030.
Definitivamente, a pandemia de Covid-19 veio acelerar a transformação do mercado de carga aérea, com o rápido crescimento do e-commerce. Depois da Amazon e da Alibaba, é agora a vez da JD.com, através da JD Logistics investir na capacidade própria de transporte aéreo de carga. E a aposta é elevada.
Em declarações à “Bloomberg”, Yui Yui, CEO da JD Logistics, avançou que está a ser preparado o lançamento de uma companhia aérea própria, que inclusivamente já terá sido autorizada pelas autoridades.
Yui Yu foi mais longe e acrescentou que “no futuro, podemos também possuir companhias noutros países. Em 2030, diria que não teremos menos de 100 aviões”.
A par dos investimentos na capacidade aérea, a JD Logistics propõe-se também “investir massivamente” em plataformas logísticas de última geração nos EUA e na Europa, nos próximos dois anos, com o objectivo de “apoiar mais os exportadores chineses que querem fazer negócios no estrangeiro”. Mas também para beneficiar do apetite chinês por produtos importados, disse.
Já este mês, a Cainiao, braço logístico da Alibaba, comprou uma participação de 20% na Air China Cargo, num claro reforço da aposta da carga aérea.