Os contentores com os equipamentos e materiais desportivos para os 92 atletas da Equipa Portugal, que irão representar o nosso país nos Jogos Olímpicos Tóquio 2020, chegaram hoje à Aldeia Olímpica, transportados também por uma “equipa Portuguesa”, a operadora logística Rangel Logistics Solutions.
“É com muito orgulho que marcamos presença nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 enquanto Operador Logístico Oficial do Comité Olímpico de Portugal. Foram muitos os desafios que enfrentámos desde o início desta operação, começando pela situação pandémica provocada pela covid-19, que por sua vez causou constrangimentos acentuados no transporte marítimo. Também, o bloqueio do canal Suez agravou as perturbações nas rotas marítimas, afetando diretamente esta operação. No entanto, como na Rangel assumimos o compromisso de oferecer as melhores soluções com empenho e dedicação da nossa equipa acreditamos que sairemos com ‘medalha de ouro’ desta colaboração”, afirma Nuno Rangel, CEO da Rangel Logistics Solutions.
Entre equipamentos médicos e de fisioterapia, produtos alimentares, equipamentos desportivos e de caraterização do espaço de Portugal na Aldeia Olímpica, foram mais de dez toneladas que seguiram, desde Setúbal, no primeiro contentor a caminho da capital nipónica.
Cerca de 40.000 artigos foram identificados pelo Comité Olímpico de Portugal para prestar o melhor apoio a todos aqueles que irão representar o nosso País nos Jogos Olímpicos Tóquio 2020: 1.500 artigos entre material médico e de fisioterapia, 800 artigos de equipamentos desportivos de ginásio e de apoio às competições de diversas modalidades, 32.000 artigos de caraterização e de apoio à operação de gestão da Missão de Portugal na Aldeia Olímpica e 5.500 produtos alimentares.
A Rangel Logistics Solutions, parceiro olímpico do Comité Olímpico de Portugal estabeleceu um acordo de exclusividade, tornando-se assim o “Operador Logístico Oficial do Comité Olímpico de Portugal”. Este acordo, traduz-se em assegurar toda a operação logística para os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020, tanto para o porto de Yokohama, para a competição de vela que se realiza em Enoshima, como para a aldeia olímpica em Tóquio.
“O Comité Olímpico de Portugal está profundamente reconhecido pela circunstância da Rangel ter assegurado, num contexto tão difícil e complexo, o transporte dos contentores com o material de apoio à Missão Olímpica. Não apenas o material enviado como as circunstâncias que envolveram a viagem marítima tornaram este apoio, que se estendeu igualmente à Missão Paralímpica, um elemento decisivo para o trabalho da Missão em Tóquio.”, refere José Manuel Constantino, Presidente do Comité Olímpico de Portugal.
Os Jogos Olímpicos Tóquio 2020 decorrem entre o dia 23 de julho (dia da cerimónia de abertura) e 8 de agosto (dia da cerimónia de encerramento) e contam com 92 atletas portugueses de 17 modalidades.