João Carvalho, presidente da Autoridade da Mobilidade e dos Transportes (AMT), foi eleito por unanimidade vice-presidente do IRG – Rail, Grupo Europeu de Reguladores Independentes para a Ferrovia. Dentro de um deverá ascender à presidência.
A eleição ocorreu na reunião plenário do IRG – Rail que teve lugar em Paris, nos passados dias 23 e 24 de Novembro.
Para a presidência da organização foi escolhido Andrea Camanzi, presidente da autoridade reguladora italiana e que no último ano serviu como vice-presidente. Sucede à francesa Anne Yvandre-Billon.
O presidente do IRG – Rail é eleito por um ano, sendo para isso condição essencial que cumpra um ano como vice-presidente. Na prática, portanto, a eleição, agora, de João Carvalho para vice-presidente indica que dentro de um ano assumirá a presidência.
O IRG – Rail foi fundado em 2011 por 15 entidades reguladoras europeias do sector ferroviário. Hoje agrega representantes de 30 países. A AMT aderiu à organização no ano passado.
O IRG – Rail tem como principal objectivo facilitar a criação de um mercado único ferroviário na Europa assente nos vectores da competitividade, eficiência e sustentabilidade. Este organismo permite a cooperação, partilha de conhecimento e de boas práticas entre os seus membros. O seu enfoque incide, principalmente, sobre quatro áreas de trabalho: (1) o acesso à utilização da infra-estrutura, (2) o sistema de taxação de utilização da infra-estrutura, (3) propostas legislativas em desenvolvimento e (4) o acompanhamento e monitorização do mercado ferroviário.