Aos 30 anos, a Jomatir Logistics quer ser cada vez mais um operador multimodal. Mas no imediato prepara a festa de aniversário, no próximo dia 7, no Terminal de Cruzeiros de Leixões.
Porque não é todos os dias que uma empresa completa 30 anos, para mais uma PME, 100% portuguesa, a operar num mercado tão volátil quanto o é o dos transportes e logística, a Jomatir Logistics aposta em comemorar com pompa e circunstância q.b. o 30.º aniversário, reunindo no “seu” porto de Leixões os parceiros desta caminhada já longa.
Foi em 1992 que a empresa nasceu, no Porto, então ainda como Jomatir Transitários, recorda Daniel Pereira, um dos fundadores, ao TRANSPORTES & NEGÓCIOS. Desde então, a actividade veio em crescendo, desde logo no transporte marítimo de contentores – onde se assume hoje como um operador de referência em Leixões.
A multimodalidade surgiu também bem cedo (ainda antes de ser “moda”), lembra o empresário, com o desenho de soluções rodo-ferro-marítimas para a exportação, utilizando como base operacional o então TVT, em Riachos. E o futuro passa por aí, garante, até para cumprir o desígnio da descarbonização.
O aconselhamento fiscal e aduaneiro foi outra das “novidades” introduzidas no mercado pela empresa, assegura.
A visão integradora dos transportes e da logística acabaria por ter expressão na alteração da designação da empresa, com a assumpção do nome Jomatir Logistics. A estrutura societária também mudou, com a transformação em sociedade anónima e a entrada de novos accionistas. E a proximidade ao mercado ditou a abertura de delegações, primeiro em Riachos e, mais recentemente, junto do porto de Viana do Castelo.