José Carlos Simão cessou as funções de Director-Geral da DGRM a seu pedido, confirmou o próprio ao TRANSPORTES & NEGÓCIOS.
José Carlos Simão está de regresso ao Porto de Sines, agora como assessor, depois de colocar um ponto final na sua liderança da Direção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos (DGREM). A saída efectivou-se já na semana passada e aconteceu a seu pedido, segundo avançou ao TRANSPORTES & NEGÓCIOS.
O agora ex-DG da DGRM não adiantou os motivos para a saída, mas ao que foi possível apurar terão sido razões do foro pessoal
José Carlos Simão liderava a DGRM desde Janeiro de 2017, tendo ali chegado proveniente, precisamente, da administração portuária de Sines, onde era director de Planeamento, Sistemas e Comunicação.
Durante o seu mandato, e focando apenas no passado recente, avultam o trabalho desenvolvido nas matérias da descarbonização do shipping (de que é exemplo o recente programa de apoio à descarbonização das frotas dos armadores nacionais), do State Port Control, da criação da ECA na costa atlântica e da expansão da plataforma continental.
A DGRM, recorde-se, tem desde há anos várias tutelas ministeriais (desde logo, pela abrangência das suas competências), o que torna ainda mais exigente a sua liderança e actuação.
Na liderança da DGRM mantêm-se agora a Subdirectora-Geral, Isabel Ventura, e o Subdirector-Geral, Ricardo Segurado.