O secretário geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, nomeou o presidente do Forum Internacional de Transportes (ITF), José Manuel Viegas, para integrar o Grupo Consultivo de Alto Nível sobre Transporte Sustentável.

José Manuel Viegas

Reagindo à nomeação, José Manuel Viegas afirmou, citado em comunicado, que “esta nomeação reflecte a relevância crescente das análises do ITF para o debate da política global de transportes. Participar no Grupo de Alto Nível do secretário-geral das Nações Unidas é um motivo de orgulho para o ITF e uma razão mais para reforçarmos o nosso trabalho”.

O Grupo Consultivo de Alto Nível foi constituído em 2014 para assessorar o secretário-geral das Nações Unidas com recomendações sobre políticas de transporte sustentável aos níveis nacional, local e sectoriais e sobre a integração dos transportes sustentáveis nas estratégias de desenvolvimento e nas acções climáticas.

“Este é um ano-chave para integrar a política de transportes no debate mais amplo do futuro do nosso planeta. A Cimeira das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, em Setembro, e a COP21 [Conferência de Paris sobre alterações climáticas], em Dezembro, fixarão as linhas-mestras das políticas futuras. O ITF levará para a mesa contributos relevantes e contribuirá de todas as formas possíveis para a visão holística do secretário-geral que incluirá a dimensão do transporte nas respostas em matérias como as alterações climáticas e o desenvolvimento humano”.

Professor do IST, fundador da TiS.pt, especialista de méritos firmados a nível nacional e internacional, José Manuel Viegas tornou-se o primeiro português a presidir ao ITF da OCDE.

Os comentários estão encerrados.