José Manuel Viegas foi eleito secretário-geral do International Transport Forum, organização intergovernamental que agrega os 53 países membros da OCDE.
O especialista português foi eleito no decurso da assembleia geral do ITF, que decorreu em Leipzig. Deverá assumir o cargo neste Verão, sucedendo a Michael Klot (Alemanha), eleito em Novermbro do ano passado.
Viegas agradeceu a confiança dos ministros e comprometeu-se em transformar o ITF “num exemplo de excelência de “network governance” e de promoção de políticas inovadoras de transportes baseadas em conhecimentos sólidos”.
Professor universitário, presidente da TIS.pt, consultor, José Manuel Viegas tem um longo curriculum nacional e internacional, participando activamente em vários projectos transnacionais, nomeadamente no âmbito do ITF e, antes dele, da Conferência Europeia de Ministros de Transportes.
O ITF funciona como um centro de reflexão estratégica sobre políticas de transporte. Para o efeito desenvolve uma intensa actividade de recolha e tratamento de dados estatísticos e de produção de researchs, com que municiam os decisores políticos na área dos transportes.
O secretário-geral do ITF está sedeado em Paris, no “quartel-general” da OCDE.