A JTM – Join The Moment é o primeiro transitário português a contratar o fornecimento de fuel de aviação sustentável (SAF, na sigla em Inglês), no caso com a Air France-KLM Cargo.
O negócio foi confirmado ao TRANSPORTES & NEGÓCIOS por João Val, managing director da JTM, cliente número um da AF-KLM Cargo em Portugal.
O desafio partiu da companhia aérea franco-holandesa, e o transitário português acedeu ao convite “por estar em início do processo de certificação de sustentabilidade e, acima de tudo, partilhar a mesma preocupação ecológica”, justificou João Val.
O acordo estabelecido “está em vigor até 31 de Dezembro” do ano corrente. Por ele, a JTM comprometeu-se a comprar “cerca de 15385k/fuel” sustentável. O valor do investimento previsto neste tipo de parcerias promovidas pela AF-KLM Cargo varia entre os cinco mil e os 25 mil euros.
O SAF é, naturalmente, mais caro que o combustível normal. Todavia, pelo menos por enquanto, “não há qualquer acréscimo nos preços ou impacto financeiro para os clientes”, esclareceu o gestor da JTM. “Trata-se de uma iniciativa ecológica, também essencialmente pedagógica para todo o mercado”.
Para já, “ainda não há uma pressão por parte dos exportadores” para a redução das emissões da carga aérea, “mas estamos crentes que será uma questão de tempo, pois o ambiente será uma preocupação cada vez maior na vida da empresas e dos negócios”, sublinhou João Val.
“Sabemos que o objectivo será a redução [das emissões] para zero até 2050, um longo caminho a percorrer, mas o caminho faz-se caminhando e a JTM e a AF-KLM decidiram dar em conjunto os primeiros passos”, reforçou.
Facto é que também “neste momento não existe SAF suficiente caso mais empresas, clientes e agentes aderissem de imediato”. Ainda assim, “esperamos que o SAF seja uma realidade, não apenas na AF-KLM, mas em todas as companhias aéreas”, rematou João Val.