A JUL – Janela Única Logística tem o arranque previsto no porto de Viana do Castelo para o próximo dia 8 de Março, apurou o TRANSPORTES & NEGÓCIOS.
Viana do Castelo será o 24.º porto a implementar a JUL, que se afirma cada vez como uma verdadeira plataforma nacional, com mais de 3 500 utilizadores activos. Depois de Viana ficará a faltar Leixões.
Ontem mesmo realizou-se o primeiro de uma série de workshops de preparação e sensibilização das autoridades oficiais e dos membros da comunidade portuária para o processo de passagem da JUP II para a JUL.
Nuno Araújo, presidente da APDL, foi o anfitrião do encontro, destacando-se as participações de Cláudio Pinto, que lidera o projecto da JUL no seio da Associação dos Portos de Portugal, de quadros da APDL e da Indra.
De acordo com a informação disponibilizada pelo Porto de Viana estão previstas mais sessões de formação, dirigidas essencialmente aos actuais utilizadores da JUP, designadamente, agentes de navegação, autoridades e prestadores de serviços.
A JUL, recorde-se, é uma evolução da JUP e tem como objectivo alargar o âmbito – e as vantagens – daquela a toda a cadeia logística, caminhando para terra, integrando os diversos modos de transporte e, também, as plataformas logísticas e portos secos.