A Janela Única Logística (JUL) está operacional a partir de hoje no porto de Lisboa, anunciou a administração portuária.
“O dia 14 de Abril de 2021 assinala mais uma etapa de desenvolvimento na actividade do Porto de Lisboa e do sector marítimo-portuário em geral, com a entrada em produção da JUL – Janela Única Logística”, refere a APL em comunicado.
A JUL é um alargamento da JUP – Janela Única Portuária aos modos de transporte terrestre (e, espera-se, no futuro, ao transporte aéreo), promovendo a ligação dos portos aos portos secos e plataformas logísticas, logo, ao hinterland, desmaterializando os procedimentos e acelerando os fluxos das mercadorias ao longo as cadeias logísticas.
“Para a APL, este é um marco assinalável e o início de um novo ciclo digital, que estará em permanente evolução, de forma integrada e harmonizada com todos os portos nacionais”, refere a administração portuária agora liderada por José Castel-Branco.
O projecto da JUL é liderado pela DGRM e coordenado pela Associação dos Portos de Portugal (APP). Apesar do seu carácter nacional, a JUL está alinhada e pode ser facilmente integrada na Janela Única Marítima promovida pela União Europeia.
Depois de Sines, Aveiro, Figueira da Foz, Setúbal e. agora, Lisboa, a JUL só ainda não chegou a Viana do Castelo e Leixões, sendo que, curiosamente, este último porto foi pioneiro no desenvolvimento do que viria a ser a JUP.
Num recente webinar da APAT. de que o TRANSPORTES & NEGÓCIOS foi Media Partner, José Carlos Simão (DGRM) disse que o processo de implementação da JUL deverá ficar concluído em meados deste ano. A pandemia foi, em parte, responsável pelo atraso, justificou.