A Empordef estará a negociar com a Petróleos da Venezuela a constituição de uma joint-venture para assumir o contrato dos dois navios asfalteiros encomendados aos ENVC. A construção ficará a cargo da subconcessionária West Sea.
A Petróleos da Venezuela (PVDSA) deverá deter a maioria (51%) do capital da nova empresa, ficando os restantes 49% nas mãos da Empordef.
A encomenda firmada em tempos com os ENVC para dois navios asfalteiros terá de ser de algum modo resolvida de comum acordo e “transferida” para a nova sociedade, que por sua vez subcontratará à West Sea a construção das duas embarcações.
Este estratagema é necessário porque o Governo decidiu extinguir os ENVC, alegadamente para evitar a devolução de “ajudas de Estado”, mas subsiste o contrato dos dois navios, pelo qual a PVDSA até já pagou adiantamentos. A transferência do contrato para a West Sea poderia não passar aos olhos de Bruxelas.
Caso cheguem a bom termo as negociações que decorrem na Venezuela, a West Sea poderá ganhar – não se sabe ainda em que condições – um contrato que de imediato lhe facilitará a contratação dos 400 trabalhadores com que se tem comprometido.