A Kärcher, conhecido fabricante de equipamentos de limpeza de alta pressão, trocou a rodovia pela ferrovia em grande parte dos transportes entre as suas fábricas na Roménia e na Alemanha.
Ao mudar de rodovia para ferrovia na ligação entre a Roménia e o Sudoeste da Alemanha, a Kärcher espera reduzir as emissões de CO2 em 710 mil toneladas por ano.
A nova ligação ferroviária Oradea-Estugarda é assegurada pela DB Cargo Logistics. O serviço tem uma frequência semanal de cinco viagens de ida e volta.
Metade da capacidade do comboio está reservada para a LKW Walter, companhia austríaca especializada no transporte de cargas completas e parceira da Kärcher há 20 anos.
A Kärcher indica que o novo serviço é “mais um marco” no relacionamento de 20 anos com a LKW Walter e complementa as ligações combinadas já estabelecidas pelas duas empresas entre Itália e Escandinávia, assim como para o Benelux e França.
A Kärcher registou 2,6 mil milhões de euros de receitas no ano passado e emprega 13 500 pessoas em todo o mundo. A LKW Walter, originalmente um transportador rodoviário, mas que se assume cada vez mais como um operador intermodal, tem 1 500 trabalhadores e facturou dois mil milhões de euros em 2018.