Até ao final do ano, a KLog disporá de três camiões eléctricos, avançou ao TRANSPORTES & NEGÓCIOS Egídio Lopes, o director-geral da empresa que aposta em corredores verdes.
O primeiro camião eléctrico da KLog (um Scania a bateria) foi ontem apresentado. O investimento (“cerca de 300 mil euros”, segundo Egídio Lopes) é a resposta a um desafio lançado no ano passado pela IKEA Supply Chain Operations, e integra uma solução que envolveu também a APDL, “desde a primeira hora”.
No imediato, o camião eléctrico operará no transporte de mercadorias entre a fábrica da Ikea, em Paços de Ferreira, e o porto de Leixões, e também no abastecimento das lojas da marca sueca.
O veículo tem uma autonomia de 350 quilómetros, mas para agilizar os procedimentos e aumentar a fluidez, a APDL disponibilizará soluções de carregamento no porto de Leixões, e a própria Ikea instalará em breve uma infra-estrutura de carga nas instalações da Ikea Industry.
Até ao final do ano, a KLog deverá receber mais dois camiões eléctricos, o que elevará o investimento para perto do milhão de euros. Sem apoios, sublinha Egídio Lopes: “em Portugal não há nenhum apoio, ao contrário do que acontece noutros países, que disponibilizam apoios muito significativos ao nível da aquisição, tributação, etc.”.
Mesmo sem apoios, o investimento faz-se “porque os clientes aderem”, sublinha o director-geral da KLog.
“Para levar a cabo uma real transição para a descarbonização, devemos colaborar em toda a cadeia de valor”, afirmou Dariusz Mroczek, Gestor dos Transportes da Área de Categoria, Operações da Cadeia de Abastecimento da Ikea, citado em comunicado. “A notícia de hoje constitui um exemplo claro de como, em conjunto, podemos reduzir as emissões de carbono e encontrar uma solução abrangente”, reforçou.
Corredor verde para a Catalunha
Os planos da KLog para a electrificação e descarbonização das cadeias de transporte não ficam, porém, por aqui.
Para os próximos meses, Egídio Lopes promete “um circuito 100% verde” no corredor ferroviário Catalunha – Portugal, utilizando “locomotivas totalmente eléctricas, camiões eléctricos nas pontas e todos alimentados exclusivamente por energia produzida a partir de fontes limpas e renováveis”.
“Mesmo na Europa não há ninguém com esta capacidade”, garante o dirigente da KLog, que quer “ser reconhecida no mercado internacional como uma empresa de logística líder em excelência de serviços, promovendo práticas empresariais e ambientais responsáveis”.
A solução agora implementada em Portugal será replicada em breve pela Ikea e pela Scania no Sul de França e na Polónia, anunciou entretanto a construtora dos camiões eléctricos.