A KLog acaba de lançar um serviço ferroviário semanal entre Sète, no Sul de França, e Poznan, na Polónia, prosseguindo assim a sua expansão além-Pirinéus.
Arrancou no passado dia 3 o novo serviço ferroviário da KLog além-Pirinéus, confirmou Egídio Lopes, administrador da empresa, ao TRANSPORTES & NEGÓCIOS.
No imediato, o novo serviço tem um uma cadência semanal. A oferta de capacidade é de “80 cargas completas no total dos dois sentidos”, com as cargas a serem transportadas “em reboques P400”, acrescentou o empresário e gestor.
O tempo de trânsito total entre o terminal da VIIA e a o terminal da CLIP é de cerca de dois dias, através da França, Alemanha e Polónia. O percurso anunciado é o seguinte Sète – Avignon – Siblin – Dijon/Perrigny – Neufchâteau – Hagondange – Happach – Ehrang – Koblenz – Eisenach – Horka Grenze – Węgliniec – Breclav – Poznan.
A operação é assegurada pela luxemburguesa CFL Multimodal, que faz a tracção até à fronteira com a Polónia, sendo a Captrain Polska responsável pelos trajectos naquele país.
A carga é composta por produtos de grande consumo. Em Sète, a concentração / distribuição das cargas é feita com armazéns em Madrid e Barcelona. Em território polaco, são utilizados armazéns em Varsóvia e Poznan.
Entre as mercadorias transportadas “existem cargas de exportadores portugueses”, adiantou Egídio Lopes.
O transporte ferroviário já representa cerca de 65% da actividade da KLog, que no ano passado realizou um volume de negócios de 87 milhões de euros e este ano prevê fechar com 130 milhões, para atingir os 200 milhões em 2025.