A K+N repetiu, em 2024, o primeiro lugar entre os transitários de carga aérea. Mas a sua liderança está ameaçada pela DSV.
A Kuehne + Nagel (K+N) foi o transitário que mais carga aérea movimentou em 2024, de acordo com a consultora Armstrong and Associates (A&A), mantendo assim a liderança que conquistou em 2021. Foram 2,1 milhões de toneladas métricas, num crescimento homólogo de 5,5%.
No top 5 não houve mexidas nas posições relativas, seguindo-se, atrás da K+N, a DHL Supply Chain & Global Forwarding (1,8 milhões de toneladas, +6,8%), a DSV (1,4 milhões, +7,1%), a DB Schenker (1,1 milhões, -8,5%) e a Sinotrans (1 milhão, +14%).
Mas a situação deverá ser bem diferente no final do ano em curso, em resultado da fusão entre a DSV e a DB Schenker, que criará um novo líder mundial.
Já no top 10, a novidade foi a entrada da CEVA Logistics, precisamente para o 10.º posto, fruto de um crescimento de 66,7%, resultado da integração da Bolloré Logistics.
Destacaram-se também os crescimentos de mais de 30% da Scan Global Logistics (entrou para o 24,º posto), da Nippon Express (subiu dois lugares para a sexta posição), do AWOT Global Logistics Group (manteve o nono posto), da KLN (manteve-se 11.ª) e da Best Services International Freight (subiu sete posições para o 14.º lugar).
Em queda estiveram apenas dois operadores: a já citada DB Schenker e a FedEx Logistics (-3,6%, manteve o 24.º lugar).
DHL lidera nas receitas
Se a K+N foi quem movimentou mais carga aérea, a DHL foi quem facturou mais, ainda de acordo A&A. Foram 33,5 mil milhões de dólares, à frente da K+N (30,3 mil milhões) e da DSV (23,3 mil milhões).
Também aqui o próximo número um deverá ser a DSV, contando com os 19,9 mil milhões da DB Schenker.
Encerra o top 5 de 2024, a CEVA Logistics, com 18,3 mil milhões de receitas.