Com a plataforma Kargo, o Grupo KuantoKusta promete melhorar as entregas do e-commerce, especialmente para os lojistas de base local/regional.
A KuantoKusta, que investiu 100 mil euros na nova plataforma, propõe-se integrar mil lojas até ao final do ano corrente e realizar um milhão de entregas. Para 2025, os objectivos passam por ser a maior plataforma de gestão inteligente de transporte de mercadorias e promover cinco milhões de entregas.
Basicamente, a plataforma Kargo disponibiliza uma combinação de tabela de portes que permite que as encomendas mais próximas tenham valores mais competitivos do que as mais distantes.
“O modelo de valores fixos de portes praticados em Portugal escondem margens muito elevadas, pois desconsidera a variável ‘quilometragem’ (…) tornando impraticáveis os valores para pequenas distâncias, favorecendo apenas as longas distâncias”, explica Paulo Pimenta, CEO do GKK, citado em comunicado.
A título de exemplo, os promotores da nova plataforma garantem que um “produto até 1kg que circula numa mesma cidade, ou seja, com picking no Porto e entrega no Porto, custará menos de €1,5, ou caso a mesma encomenda faça o circuito Porto-Faro o valor custará menos de €3,5″.
Melhorias são prometidas também para os prazos de entregas. “Os tempos de entrega só são cumpridos nos grandes centros e fracassam nos demais, tornando-se mais um inibidor de vendas online”, refere o responsável.
A contribuição da Kargo para as pequenas transportadoras é proporcionar-lhes a possibilidade de não cobrir todo o país, desde que entreguem no prazo e cumpram os padrões de serviço exigidos pela própria Kargo. “Desta forma, os valores regionais ficam mais baixos e servem todo o ecossistema, o mercado passa a ser meritocrático, fortalecendo o comércio local, os transportadores locais e os clientes e-commerce”, garante Paulo Pimenta.
Fundado em 2005, o KuantoKusta reclama ser “um dos canais mais influentes do e-commerce em Portugal”.