A Portos dos Açores adjudicou a construção do novo porto das Lajes das Flores, por um montante superior a 194 milhões de euros e um prazo de execução de cinco anos.
A empreitada do novo porto das Lajes das Flores “compreende a reconstrução do molhe cortina e seu prolongamento em aproximadamente 95 metros e a construção de um novo cais com 170 metros de comprimento, com fundos de serviço de -9 metros (ZH) e plataforma de 40 metros de largura”, refere o comunicado da Portos dos Açores..
“É de salientar que durante os trabalhos de construção civil estará garantida a movimentação de mercadorias e passageiros por via marítima de e para a ilha das Flores, dado que no entretanto foram realizadas no local obras de proteção de emergência”, adianta.
A obra, que se prolongará por cinco anos, permitirá dotar o porto das Lajes das Flores “de melhores condições de operacionalidade, segurança e resiliência, nomeadamente, melhorar as condições de abrigo na bacia portuária, aumentar os fundos de serviço do cais, criar redundâncias para garantir a permanente disponibilidade de cais e separar os diversos sectores portuários, para melhorar o seu funcionamento e minimizar os riscos de acidente”.
Os trabalhos serão realizados por um consórcio que integra a Tecnovia Açores, a Etermar e a Teixeira Duarte .
O investimento previsto é de 194,3 milhões de euros (mais IVA).
O porto das Lajes das Flores foi destruído em Outubro de 2019 pelo furacão Lorenzo e, mais tarde, em Dezembro de 2022, pela depressão Efrain.