Como previsto, a LAM retomou ontem os voos entre Lisboa e Maputo, operados com um B777-200 da EuroAtlantic. A nova rota vem para ficar, garantiu o director-geral da companhia moçambicana.
Para divulgar a nova ligação, a LAM anunciou tarifas promocionais e com isso vendeu cerca de 12 mil bilhetes para viagens entre Maputo e Lisboa, até Outubro do próximo ano, com os preços a iniciar-se nos 25 mil meticais (368 euros) na classe económica.
A operação é assegurada pela portuguesa EuroAtlantic, que fornece o avião, um Boeing B777-200, com capacidade para 290 passageiros e 46 toneladas de carga, e a tripulação do cockpit.
De acordo com o director-geral da LAM, citado pela “Lusa”, “esta operação tem imensos elementos de custos. O custo fixo imediato é de cerca de dois milhões de dólares mensais”. “O processo de restruturação [da companhia] é obviamente longo e os resultados não se sentem de imediato. Este primeiro voo é um exemplo. O voo não vai dar rendimentos amanhã e nem para a semana (…) Mas nós estamos no caminho certo”, declarou João Carlos Pó Jorge.
A oferta compreende três ligações semanais. De Lisboa, os voos sairão às 17 horas locais, às terças, quintas-feiras e sábados, chegando a Maputo às 5h30 locais, do dia seguinte. No sentido inverso, as partidas de Maputo acontecerão às quartas, sextas-feiras e domingos, às 22 horas locais, com as chegadas a Lisboa previstas para as 19h50 locais do dia seguinte.
A LAM deixou de voar entre Lisboa e Maputo há quase 12 anos, deixando a TAP sozinha no mercado.
A Groundforce é a responsável pelo handling da LAM em Lisboa.