As LASO País Basco e Holanda moveram duas cargas de grandes dimensões entre o País Basco e a Alemanha, combinando o transporte rodoviário e o short sea.
A operação começou com a LASO País Basco a assegurar o carregamento e transporte terrestre das peças, de seis metros de largura, até ao porto de Pasajes, em Espanha, onde foram embarcadas para Roterdão.
A partir daquele porto, a LASO Holanda assegurou o transporte (terrestre) até Dresden (Alemanha), onde as peças foram entregues “sem danos e dentro dos prazos estabelecidos”, referiu a empresa, em comunicado.
Pelo caminho, e como é habitual neste tipo de operações, foram muitos os desafios logísticos, como a desmontagem de mobiliário urbano e sinalização de trânsito para a passagem dos camiões, mas também administrativos, com a carga a atravessar fronteiras e a precisar de autorizações especiais.
“A realização deste transporte foi um desafio significativo devido às dimensões das peças e às restrições das estradas percorridas. A cooperação entre as diferentes unidades da LASO foi essencial para o sucesso do projecto”, acrescentou. “Um projecto desta envergadura obrigou a uma coordenação excepcional, não apenas entre filiais, como também com as outras modalidades de transporte e as autoridades locais”.