Mês e meio, pelo menos, é o tempo previsto para o transporte de 12 pás eólicas entre o porto do Caniçal e o Paúl da Serra, na Madeira. A operação está a cargo da Laso Transportes.

Laso transportará pás eólicas de 67 metros e geradores de 120 toneladas

O porto do Caniçal e Paúl da Serra, na ilha da Madeira, distam entre 60 e 70 quilómetros (dependendo do caminho escolhido). Coisa para ser feita em uma hora, uma hora e 45 minutos, segundo Google Maps…. Ou em mês e meio, se estiver em causa o transporte de 12 pás eólicas de 67 metros e quatro geradores de 120 toneladas, anuncia a Laso Transportes.

A dimensão das cargas é impressionante, como impressionantes são os meios envolvidos na operação: “oito camiões, 38 linhas de eixo para o transporte de cada gerador, 1 Blade Lifter, 18 colaboradores da Laso e 20 agentes da PSP”, anuncia a Laso, em comunicado. Destaque para o Blade Lifter, um equipamento que permite levantar a pá eólica transportada até 60º de inclinação, assim como rodá-la 360º sobre o seu eixo, facilitando a passagem em estradas sinuosas ou zonas povoadas, por exemplo.

As operações de transporte serão feitas em várias fases, até porque será necessário cortar estradas, intervir em 8 rotundas e desviar fios eléctricos.

O destino dos equipamentos é o parque eólico de Alecrim-Urze, no Paúl da Serra.

Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*