Quarta-feira, Fevereiro 1, 2023
  • Login
Transportes & Negócios

  • T&N
  • NOTÍCIAS
    • MARÍTIMO
    • AÉREO
    • FERROVIÁRIO
    • RODOVIÁRIO
  • OPINIÃO
    PRR, obras, conflitos e dispute boards

    PRR, obras, conflitos e dispute boards

    Ferrovia, alavanca de desenvolvimento económico

    Ferrovia, alavanca de desenvolvimento económico

    Os portos portugueses – uma década perdida

    A importância da carga e dos donos da carga

    Perigoso é o (des)conhecimento!

    Assalto às Nações Unidas

    Repensar a (i)razoabilidade da decisão

    A “Aromatização” da Ferrovia não é aromoterapia para as cargas

    Discutir o NAL não pode ser discutir a TAP

    Existe espaço no espaço mas mais ainda no Novo Espaço

  • ENTREVISTAS
    Entrevista de José Carlos Barbosa (CP)

    Entrevista de José Carlos Barbosa (CP)

    Entrevista a Diogo Marecos (Yilport)

    Entrevista a Diogo Marecos (Yilport)

    Entrevista a Jaime Vieira dos Santos (CP Leixões)

    Entrevista a Jaime Vieira dos Santos (CP Leixões)

    Entrevista a Joaquim Guerra, Presidente da Plataforma Ferroviária Portuguesa

    Entrevista a Joaquim Guerra (Plataforma Ferroviária Portuguesa)

  • INICIATIVAS
    • WEBINARS T&N
    • SEMINÁRIOS T&N
      • PORTO MARITIME WEEK
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE RODOVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE FERROVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE AÉREO
    • PRÉMIOS DE CARGA
  • NEWSLETTER
  • PORTUGAL LOGISTICS
  • ASSINAR T&N
Sem resultados
Ver todos os resultados
  • T&N
  • NOTÍCIAS
    • MARÍTIMO
    • AÉREO
    • FERROVIÁRIO
    • RODOVIÁRIO
  • OPINIÃO
    PRR, obras, conflitos e dispute boards

    PRR, obras, conflitos e dispute boards

    Ferrovia, alavanca de desenvolvimento económico

    Ferrovia, alavanca de desenvolvimento económico

    Os portos portugueses – uma década perdida

    A importância da carga e dos donos da carga

    Perigoso é o (des)conhecimento!

    Assalto às Nações Unidas

    Repensar a (i)razoabilidade da decisão

    A “Aromatização” da Ferrovia não é aromoterapia para as cargas

    Discutir o NAL não pode ser discutir a TAP

    Existe espaço no espaço mas mais ainda no Novo Espaço

  • ENTREVISTAS
    Entrevista de José Carlos Barbosa (CP)

    Entrevista de José Carlos Barbosa (CP)

    Entrevista a Diogo Marecos (Yilport)

    Entrevista a Diogo Marecos (Yilport)

    Entrevista a Jaime Vieira dos Santos (CP Leixões)

    Entrevista a Jaime Vieira dos Santos (CP Leixões)

    Entrevista a Joaquim Guerra, Presidente da Plataforma Ferroviária Portuguesa

    Entrevista a Joaquim Guerra (Plataforma Ferroviária Portuguesa)

  • INICIATIVAS
    • WEBINARS T&N
    • SEMINÁRIOS T&N
      • PORTO MARITIME WEEK
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE RODOVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE FERROVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE AÉREO
    • PRÉMIOS DE CARGA
  • NEWSLETTER
  • PORTUGAL LOGISTICS
  • ASSINAR T&N
Sem resultados
Ver todos os resultados
Transportes & Negócios
Sem resultados
Ver todos os resultados

Last mile agrava trânsito e emissões

por T&N
22/01/2020
em Expresso, Logística
0
Partilhar no FacebookPartilhar no TwitterPartilhar no LinkedinPartilhar no Whatsapp
A “explosão” da oferta de serviços de entrega na “last mile” arrisca aumentar o congestionamento e as emissões poluentes nas principais cidades, avisa o relatório “O Futuro do Ecossistema da Última Milha”.

A previsão do estudo (que pode ser consultado, em inglês, aqui ) é que os serviços “last mile” cresçam 78% até 2030 nas 100 maiores cidades do mundo, resultando num aumento médio de 11 minutos da duração dos trajectos urbanos, devido à existência de mais viaturas de distribuição.

A análise, elaborada pelo Fórum Económico Mundial, pela McKinsey & Company e pelo World Business Council for Sustainable Development (WBCSD), revela que, para lidar com esse crescimento nas entregas, serão necessários “36% mais veículos” nos centros das cidades até 2030, o que “levará a um aumento nas emissões (+30% de CO2) e do congestionamento de tráfego (+21%)”, a não haver uma intervenção efectiva para contrariar esses efeitos.

Last mile com veículos ecológicos

Os autores do relatório argumentam, porém, que “existem intervenções a realizar” e destacam entre as opções para reduzir o aumento das emissões de CO2 o uso de “veículos mais ecológicos”. Mais a longo prazo, os autores propõem o uso de “veículos eléctricos a hidrogénio”.

Do ponto de vista tecnológico, o estudo recomenda o “redireccionamento dinâmico”, que consiste em encontrar “a melhor maneira de ir de um ponto a outro através de actualizações constantes que reduzem a quilometragem e o tempo que os motoristas precisam para entregar as mercadorias. Outras soluções incluem entregas na rua por robôs ou dróides automatizados e armários para pacotes”.

Os autores do relatório avisam, aliás, que, num cenário de crescimento do comércio electrónico, o sector terá mesmo de recorrer a toda a tecnologia possível para controlar as emissões e os tempos de trânsito. “As entregas no mesmo dia e as entregas instantâneas são os segmentos que mais crescem no ambiente das entregas de última milha, aumentando a um ritmo de 36% e 17% por ano, respectivamente”, sublinham.

 

 

 

 

 

Notícias Relacionadas

Diogo da Silveira entra no “last mile” com a Dingoo
Logística

Diogo da Silveira entra no “last mile” com a Dingoo

30/06/2022
DPD lança entregas no prazo de uma hora
Logística

DPD lança entregas no prazo de uma hora

20/04/2022
CMA CGM entra no last mile com a Colis Privé
Logística

CMA CGM entra no last mile com a Colis Privé

31/01/2022
A seguir
Scania previne roubos de combustível

Scania previne roubos de combustível

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

+ Recentes

PRR, obras, conflitos e dispute boards

PRR, obras, conflitos e dispute boards

31/01/2023
TCGL investe cinco milhões e ganha cinco anos em Leixões

TCGL investe para crescer depois de ano recorde

31/01/2023
Ellerman entra no trans-Atlântico

Ellerman dobra oferta em Aveiro e Setúbal

31/01/2023
Ilsa compra 23 ETR1000 para a AV espanhola

ILSA quer ligar Lisboa a Madrid e à Corunha

31/01/2023
Transportes & Negócios

Apartado 30
4585-592 Recarei
fernando.goncalves@transportesenegocios.pt

+ SECÇÕES

Combinado
Economia e Mercados
Formação
Imobiliário
Infra-Estruturas
Logística

 

Mobilidade
Pessoas
Press Releases
Tecnologia
Transportes
Shortsea
Veículos Comerciais

           SOBRE

 Quem somos
 Contactos
 Estatuto Editorial
 Ficha Técnica
 Publicidade
 Política de Privacidade
 Termos e Condições

© 2020 Transportes & Negócios - Todos os direitos reservados

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • T&N
  • NOTÍCIAS
    • MARÍTIMO
    • AÉREO
    • FERROVIÁRIO
    • RODOVIÁRIO
  • OPINIÃO
  • ENTREVISTAS
  • INICIATIVAS
    • WEBINARS T&N
    • SEMINÁRIOS T&N
      • PORTO MARITIME WEEK
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE RODOVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE FERROVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE AÉREO
    • PRÉMIOS DE CARGA
  • NEWSLETTER
  • PORTUGAL LOGISTICS
  • ASSINAR T&N

© 2021 Transportes & Negócios | Todos os direitos reservados

Bem vindo de volta!

Login na sua conta abaixo

Esqueceu a Password?

Recupere a sua senha

Por favor introduza o seu nome de usuário ou endereço de email para redefinir a sua senha.

Log In

Adicionar Nova Playlist