Ainda este mês, veículos fabricados em Valladolid poderão começar a ser expedidos para França a bordo do “Norman Bridge”, avança a imprensa local.

A LD Lines, promotora da AEM que liga os portos de Gijon e Nantes St. Nazaire estará em vias de finalizar um acordo com a Renault para transportar veículos novos, produzidos na unidade espanhol de Valladolid e destinados ao mercado a Sul de Paris.

Actualmente os automóveis novos são transportados para França por via rodoviária. A utilização do serviço marítimo traria vantagens económicas e ambientais e daria mais algum conforto ao projecto de AEM iniciado em Setembro último.

Os primeiros embarques de veículos poderão acontecer ainda este mês, mesmo se ainda falta definir vários aspectos operacionais, como sejam o transporte entre a unidade de Valladolid e o porto de Gijon (por rodovia ou via férrea?), ou o transporte marítimo propriamente tido (os veículos viajarão nos porta-automóveis?).

Entretanto o mau tempo que muitas vezes de faz sentir no Golfo da Biscaia tem causado algumas dores de cabeça à LD Lines. Uma das últimas ligações à partida de Nantes sofreu um atraso de quatro horas e um camião deixou cair parte da carga (que estava mal acondicionada) tendo danificado o veículo vizinho.

Contratempos à parte, a AEM continua a fazer o seu caminho, tendo alcançado no passado dia 2 um novo recorde, com o embarque em Gijon de 76 camiões, 52 automóveis e 252 passageiros.

Os comentários estão encerrados.