A partir de 5 de Janeiro, a AEM Gijon-Nantes passará a escalar também o porto irlandês de Rosslare, anuncia a LD Lines. No mesmo dia, arrancará um serviço semanal entre El Musel e Poole.
Numa tentativa de captar mais tráfego e receitas para a AEM Gijon-Nantes, quando se aproximam a passos largos o fim dos apoios públicos e o arranque da AEM Vigo-Nantes, a LD Lines anuncia para o início de 2014 a extensão da AEM até à Irlanda.
A partir de 5 de Janeiro, será possível embarcar um camião em Gijon e só retomar a estrada em território irlandês, depois de uma passagem por Nantes-St. Nazaire e sem carregar o tacógrafo.
A viagem será assegurada pelo Scintu, o navio que substituiu o Norman Astúrias no início de Novembro. A saída semanal de Gijon continuará a ocorrer à terça-feira, pelas 22 horas, com chegada a Nantes à quarta-feira pelas 14 horas. No mesmo dia, pelas 22 horas, ocorrerá a saída para Rosslare, com chegada prevista a Rosslare na quinta-feira pelas 21h15.
O transit time anunciado é, assim, de 48 horas.
Também a 5 de Janeiro iniciar-se-á a ligação entre Gijon e Poole, mediante a extensão ao El Musel do serviço entre Santander e o porto britânico, que arrancou no início de Novembro.
As escalas em Gijon serão semanais, com as partidas a acontecerem às 13 horas de sexta-feira. O transit time anunciado é de 25 horas. As saídas de Poole para Gijon serão às terças-feiras, pelas 12 horas.
O Norman Astúrias, que assegurou a AEM Gijon-Nantes antes de ser deslocado para o serviço Santander-Poole, é um ro-pax com capacidade para 2 250 metros lineares de carga (sensivelmente 120 camiões) e 518 passageiros.