O sistema de bicicletas partilhadas de Leiria, iniciativa da Câmara Municipal, arrancará no início de 2024, garantiu à “Lusa” o vereador da Mobilidade, Luís Lopes.
Foi em Outubro do ano passado que o Executivo leiriense lançou o concurso para a criação do sistema de bicicletas partilhadas, num investimento de 740 mil euros, financiado em 85% por fundos comunitários. Agora, “garantidamente, no início do próximo ano, 2024, estará disponível”, afirmou Luís Lopes, citado pela “Lusa”.
O sistema compreende 150 bicicletas eléctricas e 20 docas, além de postos de carregamento. Parte da frota de bicicletas será entregue a utilizadores fixos, por um período de seis meses, renovável, e as restantes estarão disponíveis para utilizadores ocasionais. Ambos os contingentes serão monitorizados e ajustados, de modo a garantir que haverá sempre um número mínimo de veículos para utilização ocasional.
“Haverá sempre uma parte que estará sempre disponível, ou seja, sempre na rua”, assegurou o vereador da Mobilidade, esclarecendo que foram criadas “áreas preferenciais de moradores” que, caso não concorram ao uso da bicicleta, este vai ser estendido a outros locais, para que o sistema seja o “mais potenciado possível e haja maior número de utilizadores”.
Luís Lopes acrescentou que, dependendo do interesse manifestado pelos munícipes, a Câmara poderá aumentar o número de bicicletas partilhadas, desejando que as “pessoas adiram à utilização da bicicleta”.
A utilização das bicicletas partilhadas será gratuita.