O porto de Leixões, e a TCL, fixaram em Junho um novo recorde do porto (e, tudo o indica, nacional) na movimentação mensal de contentores, com um total de 53 298 TEU.
Em termos homólogos, o resultado agora alcançado representa um crescimento de 18,6%.
O anterior recorde mensal de movimentação de contentores em Leixões datava de Março último e estava nos 50 192 TEU. Na altura também seria um recorde absoluto em Portugal, mas em Abril a PSA Sines e o Terminal XXI superaram aquela marca, com um registo de 52 619 TEU.
No acumulado do primeiro semestre, o movimento de contentores em Leixões avança 10%, para um total de 281 883 TEU. O que .faz deste o melhor semestre de sempre no porto nortenho neste domínio
Nos seis meses já cumpridos de 2012, apenas por uma vez, em Abril, e por escassa margem, a TCL não logrou bater claramente os melhores resultados dos períodos homólogos anteriores.
Desde que iniciou a concessão, em Maio de 2000, a TCL tem batido sucessivos recordes de actividade. Para este ano, o objectivo mínimo, dadas as condicionantes do mercado, era igualar o registo de 2011, nos 512 282 TEU.