Em vésperas de feriado e do primeiro aniversário do novo cais para navios de cruzeiros, cerca de 4 000 turistas e 1 700 tripulantes estiveram em Leixões. Um recorde que confirma o crescimento da actividade e a necessidade do novo terminal.
A maioria dos visitantes – cerca de 3 500 passageiros e 1 300 tripulantes – chegou a bordo do Ventura, um navio da P&O Cruises que, com os seus 289 metros de comprimento, só pode vir a Leixões (é esta a primeira vez) por causa do novo terminal de cruzeiros, capaz de acolher navios de mais de 250 metros.
Os restantes 500 turistas e 400 tripulantes chegaram no Albatros, da Phoenix Seereisen, que atracou na Doca 1 Norte, junto à “velha” gare de passageiros (o navio tem apenas 205 metros de comprimento).
Cerca de 50 autocarros foram mobilizados para transportar os forasteiros em percursos pela Cidade Invicta e pelo Norte. Note-se que um recente estudo do Observatório de Turismo de Lisboa aponta para um gasto médio diário de quase 53 euros por passageiro de cruzeiro na capital. Um valore que poderá certamente servir de referência para a realidade no Porto.
O novo cais do terminal de cruzeiros de Leixões, inaugurado no final de Abril do ano passado, representou um investimento de 21 milhões de euros. Em obra está o edifico do terminal de cruzeiros, avaliado em cerca de 28 milhões de euros, e com conclusão prevista para o primeiro trimestre do próximo ano.