O porto de Leixões teve o melhor primeiro semestre de sempre nos cruzeiros, e ficou mais perto do esperado recorde anual em 2024.
Nunca tantos passageiros e navios (e, já agora, tripulantes) de cruzeiros passaram pelo porto de Leixões num primeiro semestre. Entre Janeiro e Junho, a APDL contou 73 341 passageiros e 71 escalas (e perto de 35 mil tripulantes).
Comparando com o período homólogo do ano passado, o número de passageiros aumentou 10% e o de escalas 27% (sendo que sete foram escalas inaugurais).
A APDL destaca os meses de Abril e Maio, quando Leixões recebeu 45 navios e quase 46 mil passageiros. Em particular, refere a administração portuária, Abril revelou-se um mês atípico (recorde), com mais de 24 mil passageiros.
Britânicos, alemães e norte-americanos representaram a esmagadora maioria (89%) dos passageiros.
Com o recorde do primeiro primeiro semestre, a APDL mostra-se ainda mais confiante em que 2024 fixe um novo máximo na actividade de cruzeiros no porto nortenho. Bastará que se realizem as reservas confirmadas e o ano terminará com 162 escalas e mais de 150 mil passageiros (e cerca de 70 mil tripulantes).
No ano passado, o melhor até agora, Leixões contou 116 escalas e 148 889 passageiros, superando o anterior recorde, que datava de 2018.
©
O porto de Leixões cresce MUITO nos cruzeiros ao contrario nos contentores perde MUITO do valor porque não consegue ampliar os 2 terminais assim vai continuar a perder competitividade para, os portos espanhóis nomeadamente, VIGO …
Porque espera a YILPORT para negociar com os 2 novos ministros, da Economia e Transportes, esta ampliação OBRIGATÓRIA PARA SOBREVIVER ??
Porque aguarda a YILPORT para negociar com os 2 novos ministros, Economia e Transportes, para renegociarem a concessão dos 2 terminais ??