O porto de Leixões registou um movimento de 2 254 comboios nos primeiros oito meses do ano.
O terminal ferroviário de Leixões (que no início de Fevereiro passou para a gestão da APDL) movimentou 1 007 comboios, enquanto no porto de Leixões foram movimentados 1 247.
No caso do porto, os movimentos registados representaram um crescimento homólogo de 3%. No caso do terminal ferroviário, a comparação não é feita, uma vez que a administração portuária não dispõe dos dados estatísticos do tempo da gestão da Infraestruturas de Portugal (IP)..
Na verdade, os dados agora anunciados pecarão certamente por defeito, uma vez que não incluem os números do terminal relativos a Janeiro.
No terminal ferroviário foram movimentados cerca de 50 mil TEU.
“A APDL continua na agilização e simplificação dos processos e respetivos sistemas de modo que o transporte ferroviário de mercadorias, tanto para os terminais ferroviários de mercadorias da APDL, como para o Porto de Leixões, possa contribuir para uma cadeia de suprimentos mais eficiente, reduzir os custos de transporte, promover a sustentabilidade ambiental e fortalecer a competitividade”, refere a administração portuária.