O porto de Leixões registou mais de 1 600 comboios no primeiro semestre, tendo movimentado assim mais de 43 mil TEU, anunciou a APDL em comunicado.
No Terminal Ferroviário de Mercadorias de Leixões (TFML), que no início de Fevereiro passou da Infraestruturas de Portugal (IP) para a APDL, foram “registados 701 movimentos de comboios e movimentados 19 765 contentores, correspondentes a 32 633 TEU”, refere a administração portuária. Por ali passaram também 19 800 camiões, para entrega/levante de contentores com origem / destino próximo.
Os dados referem-se apenas aos cinco meses de gestão do terminal da APDL, uma vez que os números de Janeiro ficaram com a IP, justificou fonte portuária, inquirida a propósito. O mesmo se aplica aos dados homólogos de 2022.
Mas o tráfego ferroviário de mercadorias em Leixões não se esgota no terminal. Na primeira metade do ano, entraram / saíram directamente no porto “903 comboios com um total de 280 633 ton de carga e 7 421 contentores com 12 319 TEU”, acrescenta o comunicado.
A administração portuária conclui, assim, que “o transporte de carga por via férrea tem-se revelado uma alternativa eficiente ao transporte rodoviário, aliviando o congestionamento das estradas e melhorando a fluidez do tráfego portuário. Além disso, a ferrovia facilita o acesso a mercados distantes, fortalecendo a competitividade do Porto no cenário global”.
A propósito de mercados distantes, o comunicado refere também o TFM Guarda, cujo arranque está dependente da finalização das obras de modernização da Linha da Beira Alta, compasso de espera que a APDL estará a aproveitar para “ultimar o procedimento da empreitada que permite a sua operacionalidade em estreita coordenação com o Município da Guarda e com o objectivo de dar início à sua actividade”.