Leixões é o porto português melhor classificado no Container Port Performance Index 2022 (CPPI), elaborado pelo Banco Mundial e pela S&P Global Market Intelligence. O porto de Yanghsan lidera o ranking.
Leixões ocupa a 175.ª posição na classificação geral do CPPI e é o 43.º melhor na região da Europa / Norte de África. Entre os portos médios (com movimentos entre os 500 mil e os quatro milhões de TEI), o porto nortenho é o 88.º.
Sines e Lisboa também figuram no CPPI. Sines é o 186.º no ranking geral, o 52.º entre os portos da Europa / Norte de África e o 91.º entre os portos médios. Lisboa, por seu turno, ocupa a 216.ª posição no ranking geral, é 65.º na Europa / Norte de África e, nos portos pequenos (menos de 500 mil TEU movimentados) figura no lugar 72.
O CPPI combina dados estatísticos e administrativos para elaborar o ranking dos 348 melhores portos do mundo, considerando o tempo de permanência dos navios em porto. O obejctivo assumido pelos promotores é servir de benchmarking para todos os envolvidos no sector despistarem oportunidade de melhoria da performance.
Na “abordagem administrativa”, Leixões subiu 33 posições para o lugar 172 (entre os 348 portos considerados), Sines caiu 172 posições e ficou no lugar 202, e Lisboa baixou cinco postos para o 220.º.
Na “abordagem estatística”, Leixões ocupa a posição 173 (não é dada a comparação), enquanto Sines é 176.º (caiu 141 lugares) e Lisboa 219.º (avançou um).
Em termos globais, o porto de Yangshan (China) lidera o CPPI 2022, seguido de Salalah (Omã) e do Khalifa Port (Emirados Árabes Unidos).
Algeciras, no 16.º lugar, é o melhor porto europeu e Barcelona (34.º) o segundo melhor. Roterdão, líder europeu na movimentação de contentores, fica-se por um modestíssimo 265.º posto.
» The Container Port Performance Index 2022
E pena que digam que este porto e o mais eficiente.
So falam e dizem isso para quem vai la de visita mas deve ser o porto
Mais dificiente mais plomatico ke temos em Portugal
Pena minha e muitos como eu passamos la horas a fio .