Quinta-feira, Junho 8, 2023
  • Login
Transportes & Negócios

  • T&N
  • NOTÍCIAS
    • MARÍTIMO
    • AÉREO
    • FERROVIÁRIO
    • RODOVIÁRIO
  • OPINIÃO
    A estatística portuária e a teoria da relatividade

    “A Viagem dos Malditos” ou “Inimigo às portas”

    A mudança (inevitável) na proposta de valor dos portos

    Comunidades portuárias energéticas

    O dilema da descarbonização

    O dilema da descarbonização

    Medway e Takargo criam associação

    A ferrovia e a competitividade da economia

    O que é um Porto?

    Vem aí o impacto dos Portos Wind Offshore

    Perigoso é o (des)conhecimento!

    ADR, a simplicidade complexa

  • ENTREVISTAS
    Entrevista de José Carlos Barbosa (CP)

    Entrevista de José Carlos Barbosa (CP)

    Entrevista a Diogo Marecos (Yilport)

    Entrevista a Diogo Marecos (Yilport)

    Entrevista a Jaime Vieira dos Santos (CP Leixões)

    Entrevista a Jaime Vieira dos Santos (CP Leixões)

    Entrevista a Joaquim Guerra, Presidente da Plataforma Ferroviária Portuguesa

    Entrevista a Joaquim Guerra (Plataforma Ferroviária Portuguesa)

  • INICIATIVAS
    • WEBINARS T&N
    • SEMINÁRIOS T&N
      • PORTO MARITIME WEEK
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE RODOVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE FERROVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE AÉREO
    • PRÉMIOS DE CARGA
  • NEWSLETTER
  • PORTUGAL LOGISTICS
  • ASSINAR T&N
Sem resultados
Ver todos os resultados
  • T&N
  • NOTÍCIAS
    • MARÍTIMO
    • AÉREO
    • FERROVIÁRIO
    • RODOVIÁRIO
  • OPINIÃO
    A estatística portuária e a teoria da relatividade

    “A Viagem dos Malditos” ou “Inimigo às portas”

    A mudança (inevitável) na proposta de valor dos portos

    Comunidades portuárias energéticas

    O dilema da descarbonização

    O dilema da descarbonização

    Medway e Takargo criam associação

    A ferrovia e a competitividade da economia

    O que é um Porto?

    Vem aí o impacto dos Portos Wind Offshore

    Perigoso é o (des)conhecimento!

    ADR, a simplicidade complexa

  • ENTREVISTAS
    Entrevista de José Carlos Barbosa (CP)

    Entrevista de José Carlos Barbosa (CP)

    Entrevista a Diogo Marecos (Yilport)

    Entrevista a Diogo Marecos (Yilport)

    Entrevista a Jaime Vieira dos Santos (CP Leixões)

    Entrevista a Jaime Vieira dos Santos (CP Leixões)

    Entrevista a Joaquim Guerra, Presidente da Plataforma Ferroviária Portuguesa

    Entrevista a Joaquim Guerra (Plataforma Ferroviária Portuguesa)

  • INICIATIVAS
    • WEBINARS T&N
    • SEMINÁRIOS T&N
      • PORTO MARITIME WEEK
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE RODOVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE FERROVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE AÉREO
    • PRÉMIOS DE CARGA
  • NEWSLETTER
  • PORTUGAL LOGISTICS
  • ASSINAR T&N
Sem resultados
Ver todos os resultados
Transportes & Negócios
Sem resultados
Ver todos os resultados

Leixões é o porto português mais eficiente

por T&N
19/05/2023
em Destaque, Marítimo
1
Porto de Leixões inova com certificação ISO 28000
Partilhar no FacebookPartilhar no TwitterPartilhar no LinkedinPartilhar no Whatsapp

Leixões é o porto português melhor classificado no Container Port Performance Index 2022 (CPPI), elaborado pelo Banco Mundial e pela S&P Global Market Intelligence. O porto de Yanghsan lidera o ranking.

Leixões ocupa a 175.ª posição na classificação geral do CPPI e é o 43.º melhor na região da Europa / Norte de África. Entre os portos médios (com movimentos entre os 500 mil e os quatro milhões de TEI), o porto nortenho é o 88.º.

Sines e Lisboa também figuram no CPPI. Sines é o 186.º no ranking geral, o 52.º entre os portos da Europa / Norte de África e o 91.º entre os portos médios. Lisboa, por seu turno, ocupa a 216.ª posição no ranking geral, é 65.º na Europa / Norte de África e, nos portos pequenos (menos de 500 mil TEU movimentados) figura no lugar 72.

O CPPI combina dados estatísticos e administrativos para elaborar o ranking dos 348 melhores portos do mundo, considerando o tempo de permanência dos navios em porto. O obejctivo assumido pelos promotores é servir de benchmarking para todos os envolvidos no sector despistarem oportunidade de melhoria da performance.

Na “abordagem administrativa”, Leixões subiu 33 posições para o lugar 172 (entre os 348 portos considerados), Sines caiu 172 posições e ficou no lugar 202, e Lisboa baixou cinco postos para o 220.º.

Na “abordagem estatística”, Leixões ocupa a posição 173 (não é dada a comparação), enquanto Sines é 176.º (caiu 141 lugares) e Lisboa 219.º (avançou um).

Em termos globais, o porto de Yangshan (China) lidera o CPPI 2022, seguido de Salalah (Omã) e do Khalifa Port (Emirados Árabes Unidos).

Algeciras, no 16.º lugar, é o melhor porto europeu e Barcelona (34.º) o segundo melhor. Roterdão, líder europeu na movimentação de contentores, fica-se por um modestíssimo 265.º posto.

» The Container Port Performance Index 2022

 

 

Notícias Relacionadas

PSA International movimentou 90,9 M TEU
Marítimo

Sines lidera perdas dos portos no trimestre

06/06/2023
Lisboa recebe 70 mil toneladas de soja
Marítimo

Lisboa recebe 70 mil toneladas de soja

18/05/2023
Leixões exporta mais 2000 viaturas da Autoeuropa
Marítimo

Leixões exporta mais 2000 viaturas da Autoeuropa

17/05/2023
A seguir
Panattoni entra em Portugal por Valongo

Panattoni Park Porto pode avançar

Comentários 1

  1. Pereira says:
    3 semanas atrás

    E pena que digam que este porto e o mais eficiente.
    So falam e dizem isso para quem vai la de visita mas deve ser o porto
    Mais dificiente mais plomatico ke temos em Portugal
    Pena minha e muitos como eu passamos la horas a fio .

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

+ Recentes

Linha do Minho: comboios de 750 metros já chegam à fronteira

Linha do Minho: comboios de 750 metros já chegam à fronteira

07/06/2023
Covid: Hapag-Lloyd alerta para efeitos tardios

CEO da Hapag-Lloyd avisa para fretes insustentáveis

07/06/2023
Cargofive acelera na transformação digital

Cargofive acelera na transformação digital

07/06/2023
Presidente da CE apadrinha navio a metanol da Maersk

Presidente da CE apadrinha navio a metanol da Maersk

07/06/2023
Transportes & Negócios

Apartado 30
4585-592 Recarei
fernando.goncalves@transportesenegocios.pt

+ SECÇÕES

Combinado
Economia e Mercados
Formação
Imobiliário
Infra-Estruturas
Logística

 

Mobilidade
Pessoas
Press Releases
Tecnologia
Transportes
Shortsea
Veículos Comerciais

           SOBRE

 Quem somos
 Contactos
 Estatuto Editorial
 Ficha Técnica
 Publicidade
 Política de Privacidade
 Termos e Condições

© 2020 Transportes & Negócios - Todos os direitos reservados

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • T&N
  • NOTÍCIAS
    • MARÍTIMO
    • AÉREO
    • FERROVIÁRIO
    • RODOVIÁRIO
  • OPINIÃO
  • ENTREVISTAS
  • INICIATIVAS
    • WEBINARS T&N
    • SEMINÁRIOS T&N
      • PORTO MARITIME WEEK
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE RODOVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE FERROVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE AÉREO
    • PRÉMIOS DE CARGA
  • NEWSLETTER
  • PORTUGAL LOGISTICS
  • ASSINAR T&N

© 2021 Transportes & Negócios | Todos os direitos reservados

Bem vindo de volta!

Login na sua conta abaixo

Esqueceu a Password?

Recupere a sua senha

Por favor introduza o seu nome de usuário ou endereço de email para redefinir a sua senha.

Log In

Adicionar Nova Playlist

Utilizamos determinadas tecnologias no nosso site, como os cookies, para personalizarmos os conteúdos e a publicidade, proporcionarmos funcionalidades das redes sociais e analisarmos o nosso tráfego. Clique em "ok" para consentir a utilização destas tecnologias na web. Saiba mais acerca da nossa política de privacidade clicando no botão "política de privacidade".OkPolítica de Privacidade