Com Sines “back to business, o movimento de contentores nos portos do continente cresceu 2,6% em TEU. Leixões e Setúbal renovaram recordes e Lisboa perdeu (mais) mais de um terço dos movimentos.
2 799 823 TEU foi o resultado final dos portos do continente, em 2020, na movimentação de contentores, segundo a AMT. Sines garantiu mais de metade (57,6%), com 1,6 milhões de TEU, a subir 13,3%. Na verdade, como sublinha a AMT, no segundo semestre o porto alentejano subiu mais de 30% em termos homólogos.
Leixões renovou o recorde de 2019 e cresceu 2,6% até aos 703 933 TEU. Caso para dizer, porque a ampliação do terminal Sul ainda não está concluída, que o porto nortenho esteve a trabalhar a 100% da sua capacidade.
Setúbal foi quem mais cresceu. 22,2% até aos 166,9 mil TEU, um recorde absoluto.
Na inversa, Lisboa teve mais um ano para esquecer. Perdeu mais de 162 mil TEU, ou 35,1% dos movimentos de 2019 (que já foi de quebra), e quedou-se pelos 299,4 mil TEU. A AMT sublinha que o resultado do ano passado fica 46,2% abaixo do máximo alcançado pelo porto da capital, em 2008.
Note-se que se Lisboa perdeu 162 mil TEU, Leixões apenas ganhou 18 mil e Setúbal 30 mil. Sines ganhou 189 mil, mas ali o tráfego de transhipment representa mais de dois terços dos movimentos.
Finalmente, na Figueira da Foz contaram-se 17 644 TEU, menos 13,5% que em 2019.
Mais 20% em Dezembro
Em Dezembro, o movimento de contentores cresceu 20% para perto dos 230 mil TEU.
Sines garantiu 137 mil (mais 34%) e Leixões 53 mil (mais 13%). Setúbal avançou 42% e quase tocou os 13 mil TEU. Na Figueira da Foz foram 1 307 (mais 20%).
Em Lisboa contaram-se 25 563 TEU, um recuo homólogo de 20,9%.