É esperado amanhã em Leixões o navio que há-de transportar os primeiros 2 400 veículos da Autoeuropa para Emden. A libertação do espaço permitirá retomar o transporte ferroviário de veículos a partir de Palmela.
Oito horas é a hora estimada para a chegada do Patara a Leixões. Proveniente de Santander, o car carrier alemão vem ao porto nortenho carregar os primeiros 2 400 veículos produzidos na Autoeuropa e que foram para ali transferidos por falta de capacidade no porto de Setúbal e arredores.
Foi a 13 de Dezembro que a Rodocargo, a Pecovasa e a Medway iniciaram o serviço regular de transporte de veículos da Autoeuropa para Leixões, à razão de um comboio por dia, cinco dias por semana, com 115 viaturas por composição, O serviço deveria prolongar-se por dez semanas, mas ao que o TRANSPORTES & NEGÓCIOS apurou foi interrompido cerca do fim ano, por falta de espaço em Leixões.
Os 2 400 veículos entretanto transferidos para o porto nortenho (um pouco menos de metade do total previsto) estão concentrados na Doca Norte, junto à Gare de Passageiros, num espaço que é exíguo. O embarque de embarque, a libertar o espaço, deverá permitir a retoma do transporte ferroviário.
Não por acaso, em declarações ao TRANSPORTES & NEGÓCIOS, aquando do arranque da operação, Manuel Novais, administrador da Rodocargo, já havia sublinhado que a operação em Leixões representava vários desafios, desde logo, a falta de espaço para movimentar comboios de maior capacidade, mas também a falta de lugar para parquear um número substancial de veículos próximo do navio, para citar apenas dois.
Mas o responsável disse-se também se esperançado em que a operação servisse de aprendizagem para todos quantos poderão contribuir para melhorar as condições de operação de car carriers no porto nortenho, e de demonstração das potencialidades existentes junto da indústria automóvel nortenha.
Se tudo correr como previsto, haverá ainda um segundo ro-ro que virá a Leixões para transportar os restantes cerca de 3 300 veículos que ali hão-de chegar.