Sábado, Maio 24, 2025
  • Login
Transportes & Negócios
  • T&N
  • NOTÍCIAS
    • MARÍTIMO
    • AÉREO
    • FERROVIÁRIO
    • RODOVIÁRIO
  • OPINIÃO
    Blockchain na otimização do setor portuário

    Inovar ou estagnar: o Capital Humano como motor da transição portuária

    Terminais intermodais: mais do que pontos de passagem, plataformas de competitividade

    Terminais intermodais: mais do que pontos de passagem, plataformas de competitividade

    Jaime Vieira dos Santos

    A cadeia logística como organismo vivo

    Greves: nem ruído, nem silêncio

    Greves: nem ruído, nem silêncio

    Descomplicar Inter e Multimodalidade

    Connections, connections, Connections

    Transporte de carga vs Poluição atmosférica

    Transporte de carga vs Poluição atmosférica

  • ENTREVISTAS
    Apoios à ferrovia devem ir além dos operadores

    Apoios à ferrovia devem ir além dos operadores

    Viana do Castelo à espera do OE para dar o “salto”

    Viana do Castelo à espera do OE para dar o “salto”

    Transitários serão empresas de alta tecnologia

    Transitários serão empresas de alta tecnologia

    Devlop prestes a fechar mais uma compra

    Experiência do NEXUS deve ter continuidade

  • INICIATIVAS
    • EDIÇÕES T&N / RISCOS
    • PORTO MARITIME WEEK 2024
    • SEMINÁRIOS T&N
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE FERROVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE AÉREO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE RODOVIÁRIO
    • PRÉMIOS DE CARGA
    • WEBINARS T&N
  • NEWSLETTER
  • PORTUGAL LOGISTICS
  • ASSINAR T&N
Sem resultados
Ver todos os resultados
  • T&N
  • NOTÍCIAS
    • MARÍTIMO
    • AÉREO
    • FERROVIÁRIO
    • RODOVIÁRIO
  • OPINIÃO
    Blockchain na otimização do setor portuário

    Inovar ou estagnar: o Capital Humano como motor da transição portuária

    Terminais intermodais: mais do que pontos de passagem, plataformas de competitividade

    Terminais intermodais: mais do que pontos de passagem, plataformas de competitividade

    Jaime Vieira dos Santos

    A cadeia logística como organismo vivo

    Greves: nem ruído, nem silêncio

    Greves: nem ruído, nem silêncio

    Descomplicar Inter e Multimodalidade

    Connections, connections, Connections

    Transporte de carga vs Poluição atmosférica

    Transporte de carga vs Poluição atmosférica

  • ENTREVISTAS
    Apoios à ferrovia devem ir além dos operadores

    Apoios à ferrovia devem ir além dos operadores

    Viana do Castelo à espera do OE para dar o “salto”

    Viana do Castelo à espera do OE para dar o “salto”

    Transitários serão empresas de alta tecnologia

    Transitários serão empresas de alta tecnologia

    Devlop prestes a fechar mais uma compra

    Experiência do NEXUS deve ter continuidade

  • INICIATIVAS
    • EDIÇÕES T&N / RISCOS
    • PORTO MARITIME WEEK 2024
    • SEMINÁRIOS T&N
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE FERROVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE AÉREO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE RODOVIÁRIO
    • PRÉMIOS DE CARGA
    • WEBINARS T&N
  • NEWSLETTER
  • PORTUGAL LOGISTICS
  • ASSINAR T&N
Sem resultados
Ver todos os resultados
Transportes & Negócios
Sem resultados
Ver todos os resultados

Leixões embarca primeira leva de veículos da Autoeuropa

por T&N
20/01/2023
em Destaque, Marítimo
0
Partilhar no FacebookPartilhar no TwitterPartilhar no LinkedinPartilhar no Whatsapp

É esperado amanhã em Leixões o navio que há-de transportar os primeiros 2 400 veículos da Autoeuropa para Emden. A libertação do espaço permitirá retomar o transporte ferroviário de veículos a partir de Palmela.

Oito horas é a hora estimada para a chegada do Patara a Leixões. Proveniente de Santander, o car carrier alemão vem ao porto nortenho carregar os primeiros 2 400 veículos produzidos na Autoeuropa e que foram para ali transferidos por falta de capacidade no porto de Setúbal e arredores.

Lertambém

Yilport Liscont cresceu 25% até Abril

Yilport Liscont cresceu 25% até Abril

23/05/2025
China ajuda Cabo Verde a planear ZEE da Economia Marítima

Transinsular investe na cabotagem em Cabo Verde

22/05/2025

Foi a 13 de Dezembro que a Rodocargo, a Pecovasa e a Medway iniciaram o serviço regular de transporte de veículos da Autoeuropa para Leixões, à razão de um comboio por dia, cinco dias por semana, com 115 viaturas por composição, O serviço deveria prolongar-se por dez semanas, mas ao que o TRANSPORTES & NEGÓCIOS apurou foi interrompido cerca do fim ano, por falta de espaço em Leixões.

Os 2 400 veículos entretanto transferidos para o porto nortenho (um pouco menos de metade do total previsto) estão concentrados na Doca Norte, junto à Gare de Passageiros, num espaço que é exíguo. O embarque de embarque, a libertar o espaço, deverá permitir a retoma do transporte ferroviário.

Não por acaso, em declarações ao TRANSPORTES & NEGÓCIOS, aquando do arranque da operação, Manuel Novais, administrador da Rodocargo, já havia sublinhado que a operação em Leixões representava vários desafios, desde logo, a falta de espaço para movimentar comboios de maior capacidade, mas também a falta de lugar para parquear um número substancial de veículos próximo do navio, para citar apenas dois.

Mas o responsável disse-se também se esperançado em que a operação servisse de aprendizagem para todos quantos poderão contribuir para melhorar as condições de operação de car carriers no porto nortenho, e de demonstração das potencialidades existentes junto da indústria automóvel nortenha.

Se tudo correr como previsto, haverá ainda um segundo ro-ro que virá a Leixões para transportar os restantes cerca de 3 300 veículos que ali hão-de chegar.

 

Notícias Relacionadas

Concessões portuárias renderam 34 milhões
Marítimo

Concessões portuárias renderam 34 milhões

13/05/2025
Portos tiveram o pior arranque da década
Marítimo

Portos tiveram o pior arranque da década

05/05/2025
PORTO DE LEIXÕES
Intermodal 2025

PORTO DE LEIXÕES

24/04/2025
A seguir
Carris testa autocarro eléctrico da CaetanoBus

CaetanoBus fornece 30 e.City Gold à Carris

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

+ Recentes

ANA com lucro recorde de 517 milhões de euros

ANA com lucro recorde de 517 milhões de euros

23/05/2025
Yilport Liscont cresceu 25% até Abril

Yilport Liscont cresceu 25% até Abril

23/05/2025
TAP Cargo cresceu 6% no primeiro trimestre

TAP Cargo cresceu 6% no primeiro trimestre

23/05/2025
China ajuda Cabo Verde a planear ZEE da Economia Marítima

Transinsular investe na cabotagem em Cabo Verde

22/05/2025
Transportes & Negócios

Apartado 30
4585-592 Recarei
fernando.goncalves@transportesenegocios.pt

+ SECÇÕES

Combinado
Economia e Mercados
Formação
Imobiliário
Infra-Estruturas
Logística

 

Mobilidade
Pessoas
Press Releases
Tecnologia
Transportes
Shortsea
Veículos Comerciais

           SOBRE

 Quem somos
 Contactos
 Estatuto Editorial
 Ficha Técnica
 Publicidade
 Política de Privacidade
 Termos e Condições

© 2020 Transportes & Negócios - Todos os direitos reservados

Bem vindo de volta!

Login na sua conta abaixo

Esqueceu a Password?

Recupere a sua senha

Por favor introduza o seu nome de usuário ou endereço de email para redefinir a sua senha.

Log In

Adicionar Nova Playlist

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • T&N
  • NOTÍCIAS
    • MARÍTIMO
    • AÉREO
    • FERROVIÁRIO
    • RODOVIÁRIO
  • OPINIÃO
  • ENTREVISTAS
  • INICIATIVAS
    • EDIÇÕES T&N / RISCOS
    • PORTO MARITIME WEEK 2024
    • SEMINÁRIOS T&N
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE FERROVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE AÉREO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE RODOVIÁRIO
    • PRÉMIOS DE CARGA
    • WEBINARS T&N
  • NEWSLETTER
  • PORTUGAL LOGISTICS
  • ASSINAR T&N

© 2021 Transportes & Negócios | Todos os direitos reservados